[TOP 7] Melhores consoles “Retrô” já lançados!

Compartilhe isso:

Depois do crescente onda de novos consoles retrô sendo lançados, o GameNotícia decidiu fazer uma lista enumerando os melhores consoles já lançados até então. Entre clássicos das gerações 8 e 16-bit, temos aqui nossa opinião GN sobre cada console e quão nostálgica a experiência de jogá-lo pode ser.

Confira abaixo o nosso TOP 7:


7) BittBoy (NES)

O primeiro console da lista foi lançado a pouco tempo e trata-se de um videogame portátil que possui nada menos que 300 títulos de NES emulados em seu sistema interno. Com um tamanho ainda menor do que o já pequeno GameBoy Pocket, o aparelho se destaca por sua portabilidade e pouco peso, que permite a você leva-lo no bolso sem problemas.

O portátil possui algumas dezenas de jogos realmente bons, como Super Mario Bros., Ninja Gaiden, Pac-Man, Tetris, Bomber Man e Donkey Kong, porém a maioria dos outros jogos são apenas para compor número. Em compensação, o BittBoy pode ser conectado à sua TV, através de um cabo que vem junto do produto.


6) Atari Flashback (Atari 2600)

A nossa 6ª posição fica com o console que marcou gerações e que foi um dos primeiros a serem relançados. Estamos falando do Atari Flashback, que é produzido pela AT Games sob licenciamento da Atari e traz 101 jogos em sua memória. O console possui design semelhante ao clássico videogame dos anos 80, incluindo os dois joysticks com fio. Ele se conecta à TV via cabo A/V, em vez de HDMIEntre os jogos que acompanham o console, destacam-se alguns clássicos como FroggerSpace Invaders Asteroids

Apesar da parceira com a AT Games, a própria Atari também anunciou dois novos consoles retrôs totalmente estilizados, o Ataribox (primeiro console anunciado pela empresa japonesa, após quase 20 anos sem lançar nada) e o Atari Retro Handheld (uma versão portátil do primeiro).


5) Retro Freak (NES/Super Nintendo/Mega Drive/Game Boy)

Já pensou ter um videogame que fosse compatível com jogos de diversos consoles diferentes. Pois isso já se tornou realidade com o Retro Freak, que consegue ler cartuchos de Nintendindo, Super Nintendo, Mega Drive e até Game Boy.

O aparelho tem conexão HDMI, permite salvar as partidas em um cartão SD e é compatível com joysticks via USB. Apesar do design não ser muito atrativo, o console sai na vantagem por ser um aparelho único, não sendo preciso acumular diversos consoles antigos na sala de casa. A única má notícia é que por enquanto o Retro Freak está disponível apenas na Ásia e ainda não há previsão de chegada ao Ocidente.


4) SEGA Genesis Ultimate Portable Game Player (Mega Drive)

O próximo console da lista também é produzido pela AT Games, que possui uma parceria com a SEGA para lançamento dos seus consoles retrô. Assim como o SEGA Genesis Flashback, o Ultimate Portable Game Player recebe uma nova versão anualmente e traz sempre melhorias e adição de novos jogos.

A versão mais atual conta com 85 jogos clássicos do Mega Drive (SEGA Genesis), todos embutidos na memória do console. Também é possível adicionar novos jogos através da entrada para cartão SD. O portátil possui uma tela de 2.8 polegadas e uma bateria recarregável, o que o torna bastante prático para jogar durante viagens. Também é possível ligar o aparelho a uma TV, porém o cabo precisa ser comprado separadamente.


3) Super Nintendo Classic Edition (Super Nintendo) 

O pódio do nossa lista começa com nada mais, nada menos que o Super Nintendo Classic Edition, anunciado recentemente pela Nintendo. A boa notícia para nós brasileiros, é que o console chegará ao país logo, logo e será vendido pela JVLAT, distribuidora oficial da empresa japonesa por aqui.

O console traz 19 jogos clássicos em uma versão “mini” do Super Nintendo original, além do exclusivo Star Fox 2, nunca antes lançado. Algumas novas funções foram adicionadas ao console, como o “botão de retroceder”, por exemplo, que permite que os jogadores retornem alguns segundo do game e recuperem um item perdido ou acabem não morrendo em determinado momento do jogo.

Além de tudo isso, o pacote ainda vem com dois controles com fio, seguindo o estilo clássico do console, um cabo de força e o moderno cabo HDMI. Ou seja, diversão que não acaba mais.


2) Nintendo Entertainment System Classic Edition (NES)

Nosso segundo lugar, fica com o precursor dessa nova onda de consoles retrô. O NES Classic Edition vendeu tanto, que a Nintendo acabou não tendo estoque suficiente para atender a demanda dos fãs. Mas todo esse sucesso tinha um motivo.

O console vinha com 30 jogos que marcaram toda uma geração, incluindo clássicos como Super Mario Bros., Donkey Kong, The Legend of Zelda, Castlevania, Final Fantasy, Mega Man 2 e muitos outros. Além disso, o videogame também trazia uma réplica idêntica do controle original do NES, que podia ser ligado ao Wii Remote para jogar os títulos disponíveis no Virtual Console e um cabo HDMI para ligar o console na TV.

O console retrô foi lançado no final do ano passado e teve 2 versões lançadas, uma somente para o Japão (com o visual clássico do Famicom) e outra para a América do Norte (que simulava o visual do console no Ocidente).


1) SupaBoy (Super Nintendo)

Pra finalizar o nosso pódio “nintendista”, temos um videogame que realmente traz tudo aquilo que um console retrô deveria ser. O SupaBoy, lançado pela empresa americana HyperKin, foi uma mão na roda para aqueles que queriam tirar a poeira daquele seu cartucho antigo e colocá-lo de novo para funcionar.

O SupaBoy foi lançado como um Super Nintendo totalmente portátil, compatível tanto com cartuchos americanos, quanto japoneses (usados no Super Famicon, versão japonesa do console). O console também trouxe as cores e o design do SNES, além de um cabo de vídeo para conectar o aparelho a TV e entradas padrão para controles de Super Nintendo original, transformando o SupaBoy num verdadeiro console de mesa.

Por esse motivo o console ficou com o nosso primeiro lugar. Por fazer bem o seu papel, abrindo a possibilidade de você usar um cartucho antigo encostado em casa, não ficando preso a apenas uma pequena lista de jogos escolhido a dedo, como é o caso dos outros consoles retrô.


Achou que faltou algum console nessa lista? Deixe sua opinião e suas indicações nos comentários…

Outras Notícias:

Deixe uma resposta