Home Conteúdo GN Quem é o verdadeiro concorrente da Microsoft? Sony, Nintendo, Amazon ou...

[PITACO] Quem é o verdadeiro concorrente da Microsoft? Sony, Nintendo, Amazon ou Google?

Essa semana o chefe de divisão da Xbox, Phil Spencer (ou melhor, o pica das galáxias da empresa) deu uma entrevista para o Protocol, revelando algumas informações importantes sobre os rumos da Microsoft para os próximos anos.

Basicamente, ele afirmou que a empresa não considera mais a Sony e a Nintendo como suas “verdadeiras” concorrentes, uma vez que outras empresas acabaram também ganhando terreno no mercado digital de games.

Confira a explicação do executivo:

“Quando falamos de Nintendo e Sony, temos muito respeito por elas, mas vemos a Amazon e a Google como nossas principais concorrentes daqui para frente. Isso não é desrespeitar a Nintendo e a Sony, mas essas empresas tradicionais de jogos estão meio que deslocadas. Acho que eles podem até tentar recriar o Azure, mas investimos dezenas de bilhões de dólares na nuvem ao longo dos anos.”

O Azure, pra quem não sabe, é uma plataforma na nuvem destinada à execução de aplicativos. Visto que a Microsoft realmente tem investido nesse tipo de serviço ultimamente, agora temos uma ideia do real porquê. E isso ficou claro quando Phil Spencer, falou mais da relação da empresa com a Amazon e a Google:

“Não quero entrar em uma guerra de formatos com a Sony e a Nintendo, enquanto a Amazon e a Google estão focadas em como levar jogos para 7 bilhões de pessoas ao redor do mundo. No fim, esta é a meta.”

Para ele, a Microsoft estaria até disposta a cooperar com a Nintendo e a Sony para ganhar da “real concorrência”, que são os jogos rodados na nuvem. As duas realmente estão atrasadas em termos de tecnologia de nuvem (principalmente a Big N) e com isso a parceria com a Xbox poderia ser talvez essa válvula de escape no futuro.

Quem sabe isso um dia não possa se tornar realidade, haha!

Mas uma coisa é certa, o futuro será cada vez mais digital e com a chegada do Google Stadia, o sinal de alerta já começou a acender na Microsoft. As declarações de Spencer novamente destacam o interesse da Microsoft em serviços na nuvem (que hoje tem a Amazon também como concorrente), no qual a empresa deve se focar cada vez mais no futuro.

Mesmo com o lançamento do Xbox Series X (ainda assim um console de mesa), a empresa já anunciou de antemão um concorrente a altura para o serviço da Google, o seu Project xCloud. Isso é um indício que a Microsoft está cada vez menos pensando na competição dos consoles e já está dando seus primeiros passos no segmento de jogos na nuvem.

Luiz Vasconcelos
Made by Gamers!
- Publicidade -
- Publicidade -

REVIEWS

- Publicidade -

PITACOS

- Publicidade -

LISTAS

- Publicidade -

EVENTOS

- Publicidade -