Em entrevista exclusiva para a revista americana Wired, a Sony revelou hoje (16/04) as primeiras informações sobre o seu novo console, o PlayStation 5.
A próxima geração de consoles da empresa trará melhorias gráficas esperadas para qualquer nova versão, porém o que mais chama atenção é que o PS5 será o primeiro videogame da Sony a contar com a tecnologia SSD no lugar da memória interna convencional, o HD. Ainda não há detalhes sobre o fabricante do novo disco, porém acredita-se que o SSD fará o novo console rodar jogos 19 vezes mais rápido que um PS4 Pro, por exemplo.
Segundo o produtor Mark Cerny, um número considerável de estúdios e produtoras já estão trabalhando com o kit de desenvolvimento para o PS5. Com isso, a Sony acabou acelerando o aperfeiçoamento do hardware, o que pode ser um sinal de que o lançamento do console ocorrerá antes do que era imaginado.
Já o processador do novo PlayStation 5 será feito pela AMD, que já foi a responsável pelo processamento hoje presente no PS4 e utilizará uma arquitetura baseada na terceira geração da linha Ryzen de 7nm, trabalhará com oito núcleos e a GPU é uma variante da família Radeon Navi. O chip ainda tem uma unidade especial para áudio 3D, que aumentará a imersão do jogador.
Outra novidade é que o sucessor do PlayStation 4 terá capacidade para rodar jogos em 8K, superando até as televisões atuais, que ainda não possuem essa resolução à preço acessível. O produtor também confirmou que o próximo console da Sony continuará aceitando mídias físicas e terá retrocompatibilidade com todos os jogos já lançados para o PS4.
Por fim, o novo console também terá conectividade com o PlayStation VR, dispositivo de realidade virtual da Sony, que será importante para a futura geração dos jogos.
A previsão é que o PlayStation 5 chegue as lojas já no ano que vem, no final de 2020.